MENSAGEM - POR QUE NÃO É SEMPRE NATAL?

POR QUE NÃO É SEMPRE NATAL?
 
Porque ainda vivemos
num mundo de desamor,
de egoísmo,
do não entender aquele
que caminha ao nosso lado,
que não deixa de ser
nosso irmão pois,
viemos de uma Unicidade
e para ela caminhamos.
 
Natal hoje é poder,
é ciranda monetária
a governar.
 
São ínfimos
momentos que a alma
sente a sua essência mas,
logo ignora esse lado lindo
que é o teu ser superior e divino
e plasma no material
 nessa densa dimensão que
ora vivenciamos.
 
O mundo carece de amor
não de doar um dia só
e alimentar a fome
daquele que mendiga tudo, 
vive na sombra e nas
sarjetas da vida.
 
Não digo que passemos
a viver a vida deles mas,
que ensinamos a pescar e
a buscar o teu alimento
 dando condições para
que ele seja um cidadão
com os seus direitos
e deveres.
 
Somente assim a violência
irá ser sanada, 
o ódio dissolvido de cada alma
e as crianças teriam
uma nova visão do mundo
onde poderiam ser
crianças que brincam
e não escravos da máfia
poderosa das drogas
e de todo mal que perpetua
na humanidade.
 
Mas onde esta a consciência
dos homens que tem o poder
em mãos e nada fazem
para sanar essa injustiça social,
para que tudo possa ser
mais no compartilhar,
no amor incondicional,
onde cada um possa mostrar
teu potencial de luz, 
não de trevas matando
e dissipando
os inocentes da vida.
 
Sim....
Todos os dias poderiam
ser Natal.
 
Com esse sentir e elevar
do nosso sentimento
onde cada um dê a mão ao outro
 procurando se interagir
numa paz e amor.
 
Precisamos entender que todos
necessitam sobreviver
com dignidade,
serem respeitados como cidadãos,
como seres humanos que são,
e não vermes de uma pseudo sociedade
onde o egoísmo predomina,
o desamor impera e
 cada um olha apenas
para teu umbigo e
 não amplia teu olhar para
o universo
que clama pelo amor e paz.
 
Que cada ser pare e pense
que tudo na vida passa,
e que daqui nada levamos,
a não ser o aprendizado
de nos amarmos cada dia mais,
para que possamos
amar o outro
como a nós mesmos.
 
Beijos de luz em cada coração.
 
Namastê!
 
TEXTO: Zelisa Camargo
Ler Mais

Mensagens - As Coisas mais importantes

 
 
Coisas mais importantes

Livro: Vida Feliz
Joanna de Ângelis & Divaldo P. Franco

As coisas mais importantes da vida somente são valorizadas depois que passam ou se as perdem.

Na maior parte das vezes, as pessoas vivem sob autoritarismos, sem valorizar estes inestimáveis recursos divinos.

A saúde, o sono, a razão, os fenômenos digestivos, a respiração, os órgãos dos sentidos, os movimentos, são tesouros colocados por Deus a serviço e não te dás conta da sua grandiosidade, gastando-os com sofreguidão, para adquirir outros bens que são secundários.

Pára a pensar no significado de cada um destes dons e resguarda-os dos fatores que os consomem.


 

 

Ler Mais

Mensagens - Uma so luz - Emmanuel (Chico Xavier)

UMA SÓ LUZ

 

Ninguém  nega que provações amargam, que lutas complicam, que desentendimentos dificultam, que ofensas ferem.

 

Ninguém nega isto.

 

Entretanto, é imperioso considerar tudo isso na condição real com que se apresenta na escola da vida, isto é, por material didático imprescindível na elucidação e no aperfeiçoamento da alma.

 

Rememora, a título de estudo, os últimos dez anos de existência, sobre os quais te eriges fisicamente agora.

 

Examina a transitoriedade de todas as ocorrências que te entretecem a paisagem exterior.

*

Enumera os obstáculos que atravessaste, muitos dos quais se te figuravam montanhas de aflição, e que hoje se te transformaram em experiências benditas.

 

Recorda os companheiros que se distanciaram de ti ou dos quais te distanciaste, cuja ausência, antes da separação, te parecia insuportável e que atualmente resguardas na memória por benfeitores a que te reúnes, em espírito, dentro de mais altas dimensões de harmonia e entendimento.

 

Conta os problemas de família que te agrediam antigamente, à feição de pesadelos, presentemente convertidos em vantagens e bênçãos, no caminho da própria vida.

 

Anota o número de pessoas que, em outras ocasiões, interpretavas por adversários potenciais e que o tempo transfigurou em refúgios de paz e compreensão em teu benefício.

 

E pondera quanto aos amigos que acreditavas detentores de longa existência, no corpo terrestre, e que, com surpresa, viste partir, no rumo da Espiritualidade Maior, antes de ti.

 

Revisa tudo o que enxergaste, ouviste, acompanhaste e empreendeste, em apenas dois lustros de permanência na Terra, e verificarás que uma só luz persiste, acima de todos os fenômenos e acontecimentos do dia-a-dia, ¾  a luz do amor que colocaste no dever retamente cumprido, perante as criaturas e ideais a que empenhaste o coração com o trabalho no bem dos outros, luz que permanece inapagável em nós e por nós, a iluminar-nos a estrada para a felicidade verdadeira, hoje e sempre.

 

(De: "Mãos Unidas", de Francisco Cândido Xavier, pelo Espírito Emmanuel)

Ler Mais

EVANGELHO DO DIA - O nascimento de Jesus Cristo - Mateus 1, 18-24

O nascimento de Jesus Cristo - Mateus 1, 18-24
 

O nascimento de Jesus Cristo foi assim: Maria, a sua mãe, ia casar com José. Mas antes do casamento ela ficou grávida pelo Espírito Santo. José, com quem Maria ia casar, era um homem que sempre fazia o que era direito. Ele não queria difamar Maria e por isso resolveu desmanchar o contrato de casamento sem ninguém saber. Enquanto José estava pensando nisso, um anjo do Senhor apareceu a ele num sonho e disse:
- José, descendente de Davi, não tenha medo de receber Maria como sua esposa, pois ela está grávida pelo Espírito Santo. Ela terá um menino, e você porá nele o nome de Jesus, pois ele salvará o seu povo dos pecados deles.
Tudo isso aconteceu para se cumprir o que o Senhor tinha dito por meio do profeta:
"A virgem ficará grávida e terá um filho que receberá o nome de Emanuel." (Emanuel quer dizer "Deus está conosco".) Quando José acordou, fez o que o anjo do Senhor havia mandado e casou com Maria.
 
Comentário do Evangelho
Condição humana de Jesus
 
Após a morte de Jesus, as comunidades primitivas, de modo predominante as oriundas do Judaísmo, vinculadas a Jerusalém, procuraram guardar a lembrança do Jesus histórico através de narrativas orais ou escritas. Os evangelistas, ao elaborarem seus textos, recorreram a estas memórias, adaptando-as tendo em vista a consolidação da fé de suas comunidades nos diversos contextos em que viviam. O Evangelho de Marcos, o primeiro a ser escrito, é o que mais se aproxima do Jesus histórico. Marcos segue o roteiro que Lucas, mais tarde, registra em Atos dos Apóstolos em uma fala de Pedro: "É necessário que, dentre estes homens que nos acompanharam todo o tempo em que o Senhor viveu em nosso meio, a começar do batismo de João até o dia em que foi arrancado do nosso meio, um destes se torne testemunha da sua ressurreição" (At 1,21-22). Assim, Marcos inicia seu Evangelho com o batismo de João e termina com o túmulo vazio, após a crucifixão (as narrativas de aparições do ressuscitado, em Marcos, são acréscimos tardios). Posteriormente, Mateus e Lucas inserem, no início de seus Evangelhos, as narrativas de infância, com a concepção e o nascimento de Jesus. João, por sua vez, elabora o prólogo de seu Evangelho a partir do Verbo eterno de Deus que se faz carne. As narrativas de infância em Mateus giram em torno da figura de José, enquanto em Lucas giram em torno de Maria. Em Mateus, José, e por ele Jesus, é associado à linhagem davídica (filho de Davi). Em Lucas, onde a genealogia de Jesus remonta a Adão e Eva, Jesus é associado a toda a humanidade (Filho do homem) sem exclusividades raciais. Paulo, apóstolo, registra esta bipolaridade:
"Segundo a carne, descendente de Davi, segundo o Espírito de santidade foi estabelecido Filho de Deus" (segunda leitura). Mateus procura apresentar Jesus como sendo o cumprimento das expectativas tradicionais do Primeiro Testamento. Assim, além da genealogia davídica com a qual inicia seu Evangelho, aplica a Jesus um texto de Isaías em que este se refere à concepção de uma jovem esposa do rei Acaz (primeira leitura). As narrativas de infância realçam tanto a realidade da condição humana de Jesus quanto sua origem divina. Pela encarnação, Deus revela que homens e mulheres foram criados para participar de sua vida divina e eterna.
 
Oração

Pai, teu Filho encarnou-se para salvar a humanidade e reconduzi-la à comunhão contigo. Torna-me solícito para acolher o caminho da salvação aberto por ele.
Ler Mais

Mensagens - DEPENDE DE MIM

DEPENDE  DE MIM  

Tu  não tens a metade  do poder de ferir-me,  como eu tenho de  ser ferido. William Shakespeare

 

Dentro  de nós está o  poder do consentimento  para a saúde e  a doença, a riqueza  e a pobreza, a  liberdade e a escravidão;  somos nós que controlamos  isso e não os  outros. Richard Bach

 

Engraçado,  costumam dizer que tenho  sorte. Só eu sei  que quanto mais eu  me preparo, mais sorte  eu tenho. Thomas Jefferson

 

Você  não controla nada,  a não ser suas  próprias percepções. Nada  pode magoá-lo a não  ser que você dê  poder para que alguma  coisa o magoe. Harriet Rubin  

 

Se  você acha que pode,  pode. E se você  acha que não pode,  tem razão. Mary Kay Ash

 

Viver  é lei da natureza,  mas a vida pessoal  é obra de cada  um. André Luiz 

 

Qualquer  coisa que você seja  capaz de fazer, ou  que sonhe que é  capaz, comece-a. A coragem  traz consigo gênio,  poder e magia. Johann Wolfgang von Goethe

 

Jamais  esqueças que tua própria  decisão de alcançar  o sucesso é mais  importante do que qualquer  outra coisa. Albert Einstein

 

Todos  temos problemas e preocupações,  mas, frequentemente, nossos  maiores problemas são  causados por nós mesmos. Tsai Chih Chung

 

O  homem precisa saber  que ele tem em  si mesmo a capacidade  de descobrir, sem revelação  de ordem sobrenatural,  os meios de realizar  as exigências de paz  e amor. Mario Schenberg 

  

"Não espere por uma crise para descobrir o que é importante em sua vida."/Platão

 

Você  pode ter tudo o  que quiser se você  deixar de acreditar  que não é capaz  de consegui-lo. Robert Anthony  

 

Eu  busco o máximo de  prazer e o mínimo  de dor. Platão  

 

Hoje  é o efeito de  ontem e a causa  de amanhã. Phillip Gribble  

 

Quanto  mais pessoas acreditarem  que outros poderão  melhorar suas vidas,  mais lentamente qualquer  melhoria ocorrerá. Conde Leon Nikolaievitch Tolstoi  

 

Só  eu posso mudar a  minha vida. Ninguém  pode fazê-lo por mim. Carol Burnett  

 

Foi  no meu aniversário  de 5 anos que meu  pai colocou sua mão  sobre meu ombro e  disse: Lembre meu filho,  sempre que você precisar  de uma mão amiga,  você a encontrará  no fim do seu braço. Sam Levenson  

 

A  melhor aposta é apostar  em si mesmo. Arnold Glasow  

 

O  maravilhoso da fantasia  é nossa capacidade  de torná-la realidade. Anônimo  

 

Não  há nada que venha  de fora que possa  derrotar qualquer um  de nós. Margaret Mitchell  

 

Os  espinhos que me feriram  foram produzidos pelo  arbusto que plantei. Lord George Gordon Byron  

 

Tem  gente que sonha com  realizações importantes,  e há quem vai  lá e realiza. George Bernard Shaw  

 

Somos  também herança de  nós mesmos. Patrícia (psicografada por Vera Lúcia Marinzeck)  

 

O  destino não é uma  questão de chance,  é uma questão de  escolha; não é algo  que se aguarde, é  algo a ser atingido. William Jennings Bryan  

 

O  homem deveria sentir-se  sempre feliz; se ele  está infeliz, isso  significa que ele é  culpado. Conde Leon Nikolaievitch Tolstoi  

 

A  vida passa rápido.  Não importa quanto  você viva, mas como  abraça a vida. Francis Ford Coppola

 

 Se você sente solidão quando a sós, está em má companhia./Jean-Paul Sartre 

Nosso  olhar dirige a realidade  para onde bem entende. Adolfo Bioy Casares  

 

Todo  ideal vive dentro de  você, assim como todo  obstáculo no caminho  deste ideal também  vive. Você é possuidor  de todo o material  a partir do qual  há de criar sua  figura ideal. Thomas Carlyle  

 

Seu  futuro depende de muitas  coisas, mas principalmente  de você. Frank Tyger 

 

"O melhor remédio para o fracasso é a bênção do recomeço."/ Jerônimo Mendonça

 

O  futuro não está nas  mãos do destino, mas  nas nossas. Jules Jusserano  

 

Tu  és o arquiteto do  teu próprio destino.  Trabalha, espera e ousa! Ella Wheeler Wilcox   

 

Se  você não é feliz  na vida, a culpa  é só sua. Pang Wai  

 

Algo  que estávamos retendo  nos fazia fracos. Até  verificarmos que éramos  nós mesmos. Robert Frost  

 

Responsabilize-se  por onde você se  encontra. Anônimo  

Faça  o que pode, com  o que tem, onde  você está. Theodore Roosevelt   

 

Faça  florescer o lugar onde  você foi plantado. Anônimo  

 

Lembre-se  de que ao dar início  a uma nova tarefa,  sua atitude, mais do  que qualquer coisa,  é que determinará  o seu sucesso. H. Jackson Brown  

 

Você  é o único responsável  pelo mal ou pelo  bem que acontece em  sua vida. Anônimo  

 

Esta  vida vale a pena,  nós podemos dizer,  desde que ela seja  do jeito que a  fizermos. William James 

 

A  verdade é que todos  poderiam ser livres...  se dessem valor à  liberdade e a defendessem  como deviam. Samuel Adams  

 

Façam  de suas vidas algo  de extraordinário. Peter Weir  

 

Se  você pode sonhar, pode  obter. Anônimo  

 

Você  procura a causa do  mal, e ele só  está em você mesmo. Jean-Jacques Rousseau 

 

Se  você sempre faz o  que lhe interessa, então  pelo menos uma pessoa  está satisfeita. Katharine Hepburn  

 

Nós  não devemos nunca tentar  fugir da obrigação  de viver da melhor  maneira possível. Janet Erskine Stuart  

 

Não  deixe que as areias  do tempo entrem no  seu almoço. Anônimo  

 

Cada  qual aprende à sua  custa. Adágio Popular  


Ler Mais

BBB - Texto do Luiz Fernando Veríssimo - PERFEITO!

BIG BROTHER BRASIL

(Luiz Fernando Veríssimo)
Que me perdoem os ávidos telespectadores do Big Brother Brasil (BBB), produzido e organizado pela nossa distinta Rede Globo, mas conseguimos chegar ao fundo do poço...A  décima primeira (está indo longe!) edição do BBB é uma síntese do que há de pior na TV brasileira. Chega a ser difícil,... encontrar as palavras adequadas para qualificar tamanho atentado à nossa modesta inteligência.

Dizem que em Roma, um dos maiores impérios que o mundo conheceu, teve seu fim marcado pela depravação dos valores morais do seu povo, principalmente pela banalização do sexo. O BBB é a pura e suprema banalização do sexo. Impossível assistir, ver este programa ao lado dos filhos. Gays, lésbicas, heteros... todos, na mesma casa, a casa dos "heróis", como são chamados por Pedro Bial. Não tenho nada contra gays, acho que cada um faz da vida o que quer, mas sou contra safadeza ao vivo na TV, seja entre homossexuais ou heterosexuais. O BBB é a realidade em busca do IBOPE...
Veja como Pedro Bial tratou os participantes do BBB. Ele prometeu um "zoológico humano divertido" . Não sei se será divertido, mas parece bem variado na sua mistura de clichês e figuras típicas.
Pergunto-me, por exemplo, como um jornalista, documentarista e escritor como Pedro Bial que, faça-se justiça, cobriu a Queda do Muro de Berlim, se submete a ser apresentador de um programa desse nível. Em um e-mail que  recebi há pouco tempo, Bial escreve maravilhosamente bem sobre a perda do humorista Bussunda referindo-se à pena de se morrer tão cedo.

Eu gostaria de perguntar, se ele não pensa que esse programa é a morte da cultura, de valores e princípios, da moral, da ética e da dignidade.

Outro dia, durante o intervalo de uma programação da Globo, um outro repórter acéfalo do BBB disse que, para ganhar o prêmio de um milhão e meio de reais, um Big Brother tem um caminho árduo pela frente, chamando-os de heróis. Caminho árduo? Heróis?

São esses nossos exemplos de heróis?

Caminho árduo para mim é aquele percorrido por milhões de brasileiros: profissionais da saúde, professores da rede pública (aliás, todos os professores), carteiros, lixeiros e tantos outros trabalhadores incansáveis que, diariamente, passam horas exercendo suas funções com dedicação, competência e amor, quase sempre mal remunerados..

Heróis, são milhares de brasileiros que sequer têm um prato de comida por dia e um colchão decente para dormir e conseguem sobreviver a isso, todo santo dia.

Heróis, são crianças e adultos que lutam contra doenças complicadíssimas porque não tiveram chance de ter uma vida mais saudável e digna.

Heróis, são aqueles que, apesar de ganharem um salário mínimo, pagam suas contas, restando apenas dezesseis reais para alimentação, como mostrado em outra reportagem apresentada, meses atrás pela própria Rede Globo.

O Big Brother Brasil não é um programa cultural, nem educativo, não acrescenta informações e conhecimentos intelectuais aos telespectadores, nem aos participantes, e não há qualquer outro estímulo como, por exemplo, o incentivo ao esporte, à música, à criatividade ou ao ensino de conceitos como valor, ética, trabalho e moral.

E ai vem algum psicólogo de vanguarda e me diz que o BBB ajuda a "entender o comportamento humano". Ah, tenha dó!!!

Veja o que está por de tra$$$$$$$$$$$$$$$$ do BBB: José Neumani da Rádio Jovem Pan, fez um cálculo de que se vinte e nove milhões de pessoas ligarem a cada paredão, com o custo da ligação a trinta centavos, a Rede Globo e a Telefônica arrecadam oito milhões e setecentos mil reais. Eu vou repetir: oito milhões e setecentos mil reais a cada paredão.

Já imaginaram quanto poderia ser feito com essa quantia se fosse dedicada a programas de inclusão social: moradia, alimentação, ensino e saúde de muitos brasileiros?

(Poderiam ser feitas mais de 520 casas populares; ou comprar mais de 5.000 computadores!)

Essas palavras não são de revolta ou protesto, mas de vergonha e indignação, por ver tamanha aberração ter milhões de telespectadores.

Em vez de assistir ao BBB, que tal ler um livro, um poema de Mário Quintana ou de Neruda ou qualquer outra coisa..., ir ao cinema..., estudar... , ouvir boa música..., cuidar das flores e jardins... , telefonar para um amigo... , visitar os avós... , pescar..., brincar com as crianças... , namorar... ou simplesmente dormir.


Assistir ao BBB é ajudar a Globo a ganhar rios de dinheiro e destruir o que ainda resta dos valores sobre os quais foi construída nossa sociedade.
 

 

 

Ler Mais
 
MEU EMAIL | by TNB ©2010