Santa Maria Madalena
Teria nascido em Magdala ou em Betânia .
Maria Madalena, Maria de Betania e Maria pecadora, citadas no evangelho são a mesma pessoa segundo o Papa São Gregório, o magno; grande estudioso dos santos e criador do Calendário Gregoriano.
Durante um banquete ao qual Jesus participava, ela lavou seus pés com óleo perfumados e em seguida os enxugou com seus próprios cabelos.
Foi exorcizada por Ele e seguiu Jesus em todo o seu caminho até o pé da cruz e depois acompanhou o seu sepultamento e Jesus a recompensa com sua presença após a Ressurreição: Maria estava junto do sepulcro, de fora, chorando .Enquanto chorava se inclinou para o interior do sepulcro e viu dois anjos, vestidos de branco, sentados no lugar onde o corpo de Jesus havia sido colocado um a sua cabeceira e outro aos pés. Disseram então "Mulher por que choras?" Ela respondeu : " levaram meu Senhor e não sei onde o colocaram" . Dizendo isto se voltou e viu Jesus de pé. Mas não podia imaginar que era Jesus. E Jesus lhe disse:" "Mulher por que choras ?A quem procuras?" Pensando ser Ele o jardineiro ela respondeu: "Senhor se foste tu que O levaste me diga onde O puseste que eu irei busca-LO" Jesus responde : "Maria". Ela então O reconhece e grita em hebraico "Rabbuni! "(que quer dizer Mestre!).
É a padroeira das cabeleireiras, estilistas de cabelos, podólogos, pecadores penitentes, prostitutas arrependidas, perfumarias, perfumistas, manicures, fabricantes de perfumes, fabricantes de esmaltes, oleos para o corpo.
Na arte litúrgica da Igreja ela é representado segurando um alabastro de óleo.
Sua festa é celebrada no dia 22 de julho.
Mais sobre Santa Maria Madalena:
A história dela no primeiro século, especialmente na Igreja do Leste, é obscura com várias lendas que seguiram a ressurreição. Assim vários exegetas diferem de opinião particularmente os exegetas do Leste e do Oeste ao identificar Maria Madalena.
Devido em grande parte a influencia dos escritos do Papa São Gregório Magnus, a liturgia ocidental a identifica a uma mulher pecadora sem nome citada por Lucas (em Lucas 7:36ff;Lucas8:2) e Maria da Betânia irmã de São Lazaro e Santa Martha (João11). Existiria também uma terceira Maria que veio de Magdala, para a costa oeste do Mar da Galiléia, perto Tibérias na Judéia.
Esta seria a mulher a qual Jesus "teria tirado os sete demônios" (Marcos16:9 ;Lucas8:2). Ela era uma das mulheres presentes no Calvário e foi a primeira a testemunhar a ressurreição, a qual Jesus disse para ela contar aos apóstolos.
As três Marias( que são homenageada com três estrelas no céu e com uma usina hidroelétrica em Minas Gerais) são: Maria Madalena, Maria Cleophas e Maria Salomé.
Na opinião de liturgistas do Oriente (e a venerável opinião de Santo Ambrósio) existem três diferentes pessoas e parece duvidoso que Maria da Bethânia e Maria a Pecadora fossem a mesma pessoa.
Modernos escolares duvidam que sejam a mesma pessoa visto a questão das duas diferentes origens (Bethânia e Magdala). Mas tem sido sugerido que se elas fossem a mesma pessoa seria muito mais fácil explicar três irmãs adultas vivendo juntas sem os seus esposos. Se Maria da Bethânia é a mulher pecadora (prostituta) e se seu irmão e irmã a tomaram, para morar com eles, após ela ter-se arrependido, eles ficariam com a reputação manchada (para a época).
Não obstante a tradição Oriental da mulher arrependida; Maria da Betania e Maria Madalena, sendo diferentes mulheres foi adotado no Calendário Romano revisado em 1969.
Entretanto é provável que, após o arrependimento de Maria, a Pecadora, ela teria seguido Jesus até o fim e estaria presente a crucificação (Mat27:56;Marcos 15:40;João 19:25) com Joana e Maria, a mãe de Tiago e Salomé, ela descobriu o túmulo vazio e ouviu os angélicos anúncios da ressurreição do próprio Cristo. Ela seria a primeira pessoa a ver Cristo e foi a primeira a ver Cristo mais tarde no mesmo dia que João conta que o Mestre deu a ela a mensagem para entregar aos demais (João 20:1-18).
De acordo com uma antiga tradição do Oriente, Maria Madalena acompanhou João e a Virgem Maria a Efesus onde ela morreu e foi enterrada.
Um das lendas da Idade Media diz que ela foi prometida a São João, o evangelista.
Uma outra lenda antiga no Ocidente, diz que ela viajou para Provença, França com Marta e Lázaro e outros para evangelizar Gaul. Estas fontes dizem que ela passou 30 anos de sua vida na caverna de La Saint-Baume nos Alpes Marítimos e foi milagrosamente transportada, pouco antes de sua morte, para a Capela de Saint-Maximin, onde recebeu seus últimos sacramentos e onde foi enterrada em Aix.
Sua relíquias são tidas como estando em vários locais, mas nenhuma foi devidamente autenticada. São Willibald diz que viu sua tumba em Éfesus(hoje Turquia) no 8°século .Vezelay, França diz ter suas reliquias desde o 11° século.
Na arte litúrgica da Igreja ela é mostrada com um jarra de óleo e sempre com cabelos longos. Entre as cenas que ela é retratada ela é mostrada:
1) Chorando no Calvário;
2) chorando e lavando os pés de Jesus;
3) brincando com Ele em Betania;
4)com Martha (do grande mestre Caravággio);
5) com Martha na ressurreição de Lazaro;
6)com as duas outras Marias no túmulo de Jesus;
7) penitente no deserto com os cabelos longos e sua jarra;
8) com Santa Maria do Egito e
9) com cenas do navio naufragado na viagem dela com Lázaro e Marta a Marselha.
PARA NAVEGAR COM MAIS PRIVACIDADE USE O INTERNET EXPLORER 8. INSTALE GRÁTIS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário