20 de setembro de 2010

O Valor do conhecimento

Este Mito conta que havia no caminho para o alto do monte Olimpo, Mansão dos Deuses, um ponto onde os homens se perdiam e não deviam tentar ultrapassar, porque seriam castigados por Zeus, ou então Plutão os levaria como escravos, conforme fossem as dívidas de cada atrevido. Um dia, um mortal chegou ao ponto fatal e lhe apareceu Zeus disfarçado de Guerreiro e o desafiou a lutar. Ele era apenas curioso e pensou: "Pode ser Plutão e estou perdido. Pode ser Zeus e tenho que evitar o castigo." Por isso respondeu: "Grande Senhor! Não tenho conhecimento para enfrentar tanto poder das tuas armas imortais. Desisto e volto pelo meu caminho, reconhecendo minha insignificância!" Retruca o Guerreiro: "Terás que pagar um tributo para poder retornar".
 
Volta a falar o mortal: "Nada tenho que mereça teu interesse, mas obedecerei se me ensinares a conseguir o que me condenares a pagar". Zeus lhe disse: "És bastante prudente. Mandar-te-ei aos homens para ensinar-lhes a Sabedoria. Sou Zeus e te concedo espírito de Saber com este manto que vestirás. Daqui a um ano volta aqui e me pagarás o que houveres ganho com o ensino". Ele desceu aos homens e abriu uma Escola. Deixou os alunos embevecidos de tanto saber, mas não soube como cobrar. Quando sugeria que pagassem, iam embora. Sem recurso nenhum, acabou dando o manto a um discípulo que se dispôs a dar-lhe alimentos e se comprometeu a prosseguir ensinando a outros. Um ano se passou e ele, sem o manto e sem dinheiro, voltou ao encontro prometido: "Aqui estou para ser castigado! Fracassei! Nada ganhei!" Comenta Zeus: "E ainda perdeste o manto?" Justifica este: "Dei-o a um aluno que aprendeu tudo imediatamente e se dispôs a ensinar".
 
Em mergulho no espaço e no tempo, Zeus o levou a acompanhar o manto que havia mudado de mestre a discípulo dez vezes! E Zeus disse: "Ganhaste! E muito! Mereces ser recebido na casa da Sabedoria no Olimpo!
 
Sobe, pois... E guarda a Lição: O Conhecimento não tem limites se for repassado. Os homens não dão valor a ele, não querem pagar nada a quem Conhece, por isso os Mestres ficam sem nada. O Sábio só é verdadeiramente Sábio quando multiplica o Saber. Um dia chegarão ao equilíbrio entre o pagamento material e o Saber, quando todos os homens se dispuserem a aplicar e repassar tudo que sabem".

0 comentários:

Postar um comentário

 
MEU EMAIL | by TNB ©2010