22 de setembro de 2010

Ser “ouro puro” é viver o grande juramento do mestre

Daishonin explica a razão de Sairen-bo ser uma pessoa de “ouro puro”: “Porque ele abraça o ‘ouro’ do Sutra de Lótus” (cf. END, vol. 3, pág. 177). Acreditar no Sutra, especificamente, significa incorporar o grande juramento do mestre, que vive cada instante como devoto do Sutra de Lótus, e manter, assim como ele, uma fé resoluta e corajosa, mesmo em tempos de grandes adversidades.

Em outras palavras, a pessoa de “ouro puro” é a que se dedica de maneira abnegada à Lei. Esse tipo de pessoa é realmente admirável. É como Daishonin diz: “Se a Lei que a pessoa abraça é suprema, ela própria deve ser a mais importante de todas as pessoas”. (END, vol. 1, pág. 158.)
Os discípulos que se baseiam nos princípios mais elevados da verdade não se deixam enganar pelos fenômenos superficiais nem por fatores externos. Isso porque sempre conseguimos discernir a essência desses fenômenos. Ao contrário, os indivíduos tolos, que carecem de princípios sólidos, mostram-se sempre confusos e são facilmente vencidos por dificuldades e obstáculos porque se baseiam na própria mente vulnerável.

Sairen-bo sabia perfeitamente que o Sutra de Lótus era o ensino mais elevado do Buda Sakyamuni. Além disso, a determinação inabalável e a espontaneidade de seguir Nitiren como mestre faziam dele um indivíduo de “ouro puro”.
(Explanação do presidente Ikeda publicada na revista Terceira Civilização, edição no 476, abril de 2008.)

0 comentários:

Postar um comentário

 
MEU EMAIL | by TNB ©2010