O senhor aprova as diversas ordens de saktas e tantrikas (ou alguma delas) ?
Todas elas trazem coisas boas em sua concepção original, quando corretamente compreendidas na forma pura; entretanto, como praticadas hoje, elas são, na grande maioria, ruins, pois advogam métodos fantásticos que não são adequadas ao homem comum. Alguns tantrikas que conhecem certas palavras-chave, mantras vibratórios, através dos quais são capazes de sintonizar suas consciências para terem visões de deidades (personificação de poderes divinos), e assim comungarem com Deus, realizam uma boa prática; mas tantrikas que são tolerantes com rituais que envolvem sexo vinho e práticas demoníacas não são boas.
Os tantrikas dizem que, não a supressão, mas a saciedade dos sentidos é que pode apontar para a bem-aventurança. O senhor concorda com essa idéia ?
Os tantrikas não dizem isso. Certos seguidores de Tantra tentam desenvolver autocontrole através do engajamento em sexo, provando alimentos e bebendo vinho, enquanto se mantêm mentalmente desapegados a
essas ações. Pessoas que são desregradas em seus hábitos talvez encontrem alguma vantagem nos aspectos básicos da prática da moderação e controle
mental. Mas os iogues geralmente condenam esse caminho, pois a maioria dos buscadores meramente encontram nisso uma desculpa para ceder a seus instintos primários na direção da luxúria, não para alcançar auto-controle.
O caminho da renúncia interna e da meditação científica para o contato com Deus como Bem-Aventurança, ensinado pelo Bhagavad Gita, é o caminho supremo. Ele capacita, até mesmo o buscador fraco da verdade, a se retirar dos cenários tentadores da sua fraqueza, proporcionando o sabor da Bem-Aventurança divina interior, na qual, por comparação, encontrará muito mais satisfação que os prazeres da indulgência material.
Nota: Saktas (shaktas) são devotos de Deus no aspecto de Shakti, a energia que representa o poder do Espírito, ativo na criação. Tantrikas são aqueles que seguem as várias práticas descritas nos Tantras, uma das principais categorias de shastras ou escrituras do Hinduísmo. Tantra lida, primariamente, com o culto ritualista e o uso de mantras. O propósito é reunir a alma individual com o Espírito, o Creador, através do conhecimento e domínio sobre as forças ativas na criação. Suas escrituras apresentam profundas verdades sob o véu de detalhados simbolismos esotéricos; Tantra, em sua forma pura, é compreendido apenas por alguns poucos iluminados. Há muitas ramificações degeneradas, incluindo seguidores que buscam por experiências e forças fenomênicas, e aqueles que erroneamente empregam várias práticas sensuais.
Paramahansa Yogananda se refere aqui à Vamachara, rituais tântricos ambíguos que foram proscritos na Índia quando suas práticas foram pervertidas a simples hedonismo. (Rituais tântricos aceitos advogam diversas formas de ioga sistemática e autodisciplina.)
Trechos de comentários em variados livros:
" O abuso do sexo é comparável a conduzir um carro sem combustível; o corpo não pode aguentar. Cada gota de essência vital perdida é equivalente a perda de oito gotas de sangue. Porém o ponto importante a recordar é o aprendizado do controle, a mera supressão pode ser prejudicial. (The Divine Romance, este aliás, é maravilhoso, tem um verdadeiro tratado sobre o assunto, envolvendo o "par ideal".)
No estado de consciência comum pensamos que somos seres humanos mortais, mas quando nos desligamos do ego vemos que somos Espírito. pode você imaginar que não é homem nem mulher? No entanto esta é a verdade. Na divina alegria da alma a consciência de sexo é inteiramente perdida.
Nada que Deus criou é pecado. O homem é que criou o pecado pelo pensamento errado e pelo mau uso das potencialidades que Deus lhe deu. Permanecer para sempre no plano do intelecto é também um pecado contra o nosso verdadeiro Ser. Porque embora através do intelecto possamos chegar às portas da realização, não daremos o próximo passo nem abriremos a porta. A evolução espiritual está além do intelecto. Só a meditação profunda e diária abre as portas da realização." (Extraído de Revistas da SRF)
O corpo é um jardim, provido das encantadoras árvores dos sentidos: as árvores da vista, do ouvido, do paladar, do olfato e do tato. Deus - ou a Divindade presente no homem - nos previne contra o uso imoderado de qualquer dos frutos dos sentidos, e especialmente contra o emprego equivocado da maçã da energia sexual, situada no meio do jardim corporal.
A serpente da curiosidade perversa e a Eva - ou a emotiva natureza feminina - ambos fatores presentes em todos os seres humanos, induzem a desobedecer as ordens divinas. E é assim que os homens perdem a alegria do autocontrole, sendo arremessados do éden da pureza e da bem aventurança divinas.
A experiência do sexo traz consigo o pecado ou a "folha de parreira", isto é, a consciência da vergonha.
Todo par conjugal que deseje ter filhos, deveria concentrar-se exclusivamente, durante o ato sexual , no propósito criador dessa relação. A humanidade evitaria numerosos sofrimentos se não buscasse a comunhão sexual como um fim em si mesmo.
A crença de que vinho, sexo e dinheiro trazem felicidade é, segundo os sábios, a principal ilusão a ser superada antes que o homem realize sua verdadeira natureza.
Métodos para o controle sexual
Com uma toalha molhada em água fria, friccionar todas as aberturas do corpo, e também as mãos, pés, axilas, umbigo e parte posterior do pescoço, na região do bulbo raquidiano. Praticar este método com regularidade, cada noite, antes de deitar-se.
Em momentos de excitação física, respirar inalando e exalando profundamente, de seis a quinze vezes e em seguida buscar a companhia de pessoas a quem se respeite, pessoas dotadas de autocontrole.
Afirmações:
A fim de conquistar as tentações, afastarei todo mal de meus pensamentos. Retirarei minha mente das regiões sensoriais, presentes na superfície do corpo, as quais originam os desejos mentais, e buscarei em seu lugar a alegria da presença de Deus em meu interior.
Ensina-nos a criar
sagradamente, santamente,
sejam nobres filhos
ou nobres idéias.
Tu não tens sexo;
nós não temos sexo, não temos sexo.
Tu nos criaste na pureza
Ensina-nos a criar sagradamente
sejam nobres filhos ou nobres idéias,
forjados à Tua imagem.
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