31 de dezembro de 2010

Evangelização - A Escola do Meu Tempo



A Escola do Meu Tempo

 

                                            Pr. Airton Evangelista da Costa

 

ANTES DE ENTRARMOS na sala de aula, ficávamos perfilados para cantar o Hino Nacional. A professora era a autoridade máxima, respeitada e admirada. A diretora, de olhar severo, semblante fechado, resolvia os casos mais complicados. Havia respeito, disciplina, decência e ordem.

 

  Já se passaram uns sessenta e cinco anos, mas lembro-me de alguns detalhes. Nos dias de aula de caligrafia, todos levavam o tinteiro, um vidrinho cheio de tinta para molhar a pena - pequena lâmina de metal, terminada em ponta, adaptada a uma caneta.  As carteiras escolares continham um lugar apropriado para colocar os tinteiros.

 

  A sujeira fazia parte. Mãos, roupas e cadernos ficavam marcados com a tinta azul. Era indispensável o uso do mata-borrão, um papel esponjoso para absorver o excesso de tinta no papel.

 

  Sem saudosismo, lembro-me desse tempo ao saber que hoje alunos agridem professores e os ameaçam de morte; que consomem drogas nos intervalos das aulas; que são flagrados com armas de fogo; que as agressões entre eles são uma constante. A tecnologia evoluiu; surgiram a caneta esferográfica, a internet, a televisão... E os valores morais? Evoluíram ou regrediram? As famílias estão em melhor situação? Há respeito mútuo entre pais e filhos, marido e mulher?

 

  Não tenho parâmetro nem vivência nessa área para poder avaliar com segurança o que mudou e por que mudou. Mas confesso que tenho saudade do meu Grupo Escolar, da simplicidade da vida nos tempos que não voltam mais.

0 comentários:

Postar um comentário

 
MEU EMAIL | by TNB ©2010