14 de setembro de 2010

Mensagem - Deformações (D.Aldo Pagotto)

Deformações
(D.Aldo  Pagotto)
 
1. Dê à criança tudo o que ela quiser. Dê toda liberdade sem responsabilidades. Não coloque limites a nada. Ela vai achar que a vida é como ela pensa e quer. Conseguirá tudo o que quiser na base do grito. No dia em que for contrariada e revoltada, acuda-a. Bote culpa em quem a magoou. Não aceite a vida diferente do que ela acha ou como ela quer.
 
2. Apanhe tudo o que ela jogar pelo chão e limpe o que ela sujar. Jogue fora os brinquedos que ela destruiu. Compre outros. Não lhe permita esforços quando está contrariada. Ela não deve se esforçar demais. Os outros que sacrifiquem por ela. Se as coisas não dão certo para ela, a culpa é dos outros que não a compreendem nem a aceitam do jeito como ela é.
 
3. Não lhe transmita valores morais, cívicos ou religiosos. Não traumatize as crianças com ideias impostas e costumes antiquados. Hoje, as crianças são precoces e na internet encontram de tudo. Elas decidem a vida por si mesmas, do jeito como bem entendem. Você paga escola e professores que têm obrigação de servir. É isso aí! Você está por fora.
 
4. Ela gosta de shoppings. Despesas são inevitáveis. Não permita que a criança sofra carência. Nunca lhe proíba nada. Se você proibir alguma coisa aí é que ela vai provar que tem personalidade.  Ficaria frustrada vendo colegas felizes e ela não. Não a obrigue a passar pelos sofrimentos que você passa. Você que se sacrifique por ela porque não pediu para nascer.
 
5. Não questione suas amizades, pois ela vai achar que você desconfia dela. Se tiver problemas, não a deixe nervosa e remeta a conversa para depois. A vida é dela. Apoie-a em tudo, mesmo se não entendeu seus problemas. Geralmente os outros é que estão errados.
 
6. Defenda a criança em qualquer problema que surgir com ela na escola, junto a colegas ou professores. Ela é especial e por isso é perseguida, invejada. Poucos a compreendem. Se disser mentira ou palavra ofensiva, dê-lhe razão ou então se cale. Ela está lutando por seus direitos. Assim conseguirá sucesso pessoal. O mundo é de quem ostenta poder, na moral. Muita gente se faz de trouxa. Vence quem é mais forte.
 
7. Satisfaça os caprichos e comodidades da criança e do adolescente. A privação provoca frustração, causa revolta e instiga vingança. Hoje tudo mudou. Adolescentes não têm perspectivas na vida e por isso viajam na droga. A culpa é da sociedade violenta e das leis injustas deste País. Bote mais culpa no Governo e na Igreja cheia de preceitos antiquados.
 
Amar é conviver com os filhos, transmitir-lhes conhecimento, confiar-lhes responsabilidades, gerar compromissos. Dar tudo na mão é deformação, não amor. E aí, quando o Estado é patrimonialista?
 
 

 Pais
 
No Dia dos Pais, minha prece e mensagem de gratidão e coragem, porquanto muitos pais não sabem como formar os seus próprios filhos. Por incrível que pareça, torna-se difícil a manutenção de constantes conversas com os filhos. Acompanhá-los, orientá-los, corrigi-los, incentivá-los à co-responsabilidade... Muitos pais se confrontam com seus filhos diante de situações desconfortáveis.
 
Muitos pais clamam por alguém que os ajudem na árdua e sublime tarefa formativa. Não raro sentem-se desmoralizados pela fuga dos filhos absorvidos pelos meios apelativos da internet, msn e similares. Crianças e adolescentes obcecados pelos excessos atrativos da comunicação moderna demonstram extrema dificuldade de se comunicarem com os pais. Seu estilo de vida é livre, independente de limites e disciplina. Faltam-lhes valores referenciais. Dificilmente os pais conseguem transmitir aos filhos a liberdade acompanhada dos deveres inerentes. Pais formadores, pedagogos, convictos de valores éticos - como conseguir esse milagre?
 
Pais e professores precisam se integrar no exercício sacerdotal da formação das novas gerações. Como é difícil formar, hoje! Como é urgente e inadiável a formação dos próprios filhos!
 
O modelo sócio-econômico adotado pelo Brasil demonstrou por três décadas seguidas a opção por outros investimentos que não os pertinentes à área da formação humanística, tecnológica e científica. Instituições confessionais que investem na área da promoção social e mantêm cursos profissionalizantes são bloqueadas ou penalizadas. Ora é o desgaste da inadimplência, ora a insensibilidade de parcerias e convênios de filantropia.
 
O Estado e o Município ofertam vagas nas escolas públicas. Tentam, com enorme esforço, adotar ensino qualificado, não obstante a carência dos professores mal pagos. Diretores e professores precisam de renovação no processo de ensino, aprendizado e habilidades. Da mesma forma os pais!
 
Feliz Dia dos Pais aos heróis que não desistem de ofertar o melhor de si e de sua vida tão sacrificada pelo bem maior dos filhos. Insistamos teimosamente na educação dos nossos filhos, contando com a graça de Deus e a cobrança junto aos poderes públicos.
 
Dom Aldo Di Cillo Pagotto

0 comentários:

Postar um comentário

 
MEU EMAIL | by TNB ©2010