O budismo é originalmente um ensino que restaura a dignidade da vida humana. Muito mais que isso, ele enaltece a dignidade inviolável de todas as formas de vida, não só a humana.
Logo depois de vencer as funções maléficas que o atacaram e de atingir a iluminação, Sakyamuni chegou a um estado de perfeita paz interior e de serenidade espiritual, semelhante ao esplendor imperturbável do Sol no firmamento. Então, levantou-se para expor seus ensinos com o desejo de que todas as pessoas revelassem no coração o tesouro desse mesmo estado espiritual ilimitado e jubiloso.
Profundamente envolvido por essa essência primordial, o Sutra de Lótus também pode ser descrito como um ensino de revitalização, que louva o potencial ilimitado da vida humana; essa é a mensagem original do budismo.
Nitiren Daishonin destilou a essência do Sutra na Lei de Nam-myoho-rengue-kyo e a estabeleceu como ensino aberto a todas as pessoas. A Soka Gakkai, por sua vez, tem expandido vigorosamente esse grande e jubiloso caminho de humanismo a tal ponto que hoje é uma religião universal, humanística e centrada na felicidade do povo.
A prática autêntica do budismo, desde os tempos de Sakyamuni e de Nitiren Daishonin, vive na prática de mestre e discípulo proclamada pela Soka Gakkai. Esta prática se baseia nas ações e nos esforços inspirados no espírito de "levantar-se só".
Quando nos comprometemos com o grande juramento do Kossen-rufu, podemos manifestar nosso estado de Buda inerente. Quando atuamos com sincera dedicação, podemos libertar as pessoas do sofrimento e ajudá-las a se revitalizar. Essas pessoas, conscientizadas pelo poder do diálogo, podem inspirar muitas outras transmitindo-lhes convicção e coragem. A prática de "levantar-se só" realizada pelos primeiros três presidentes — unidos pelos laços de mestre e discípulo — é o ponto primordial da magnífica propagação mundial de nosso movimento pela revolução humana ou transformação interior.
Tsunessaburo Makiguti, fundador e primeiro presidente da Soka Gakkai, freqüentemente descrevia sua luta como o desafio de "aterrissar no meio do campo inimigo". Sem esmorecer jamais, atuou como verdadeiro praticante do Budismo de Nitiren Daishonin, numa época em que seus ensinamentos eram ignorados pela sociedade e em que o país se encontrava em caos devido à guerra. Ele demonstrou o exemplo de "não poupar a vida em prol da Lei".
Meu mestre Jossei Toda, segundo presidente da Soka Gakkai, herdeiro do fundador Makiguti, foi preso [junto com seu mestre por resistir ao autoritarismo militar em tempos de guerra] e ali, no cárcere, despertou para a sua enorme missão. Ao ser libertado, pôs-se de pé com ardente decisão, num Japão totalmente devastado, para reconstruir a Soka Gakkai. A prática convicta do Sr. Toda marcou o início do atual movimento pela vitória do povo.
Eu também, como um discípulo que herdou o espírito Soka, por iniciativa própria, embarquei na jornada pelo vasto e inexplorado oceano do Kossen-rufu mundial.
Com sua nobre luta espiritual, os mestres Makiguti e Toda nos mostraram o que um único indivíduo é capaz de realizar. Eles serão sempre lembrados na história como mestres que inspiraram toda a raça humana. Pode-se dizer que as homenagens e o reconhecimento que hoje ambos recebem em tantos países demonstram a vitória dos mestres e dos discípulos Soka.
Os ideais e as atividades de nosso movimento obtêm mais e mais aplausos e elogios à medida em que se somam a ele sucessores que compartilham o mesmo espírito de mestre e discípulo e abrem o grande caminho dessa religião humanística que eleva e enriquece o ser humano.
Hoje, a humanidade busca como nunca exemplos reais que a inspire a viver. Em especial, as pessoas necessitam identificar indivíduos que mostrem na vida uma filosofia humanística capaz de traçar o rumo de um futuro mais feliz e esperançoso. Chegou o momento de nossos corajosos membros em todo o mundo, que realizam a prática dos Bodhisattvas da Terra, serem reconhecidos como esse tipo de pessoa.
Não há absolutamente nenhuma dúvida de que Nitiren Daishonin elogia nossos esforços em transmitir ao mundo inteiro a herança para atingir o estado de Buda. Certamente Sakyamuni, Muitos Tesouros e todos os budas das três existências aplaudem o desenvolvimento impressionante da SGI.
(Daibyakurengue, edição de junho de 2007.)
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