Portanto, a transferência do Sutra de Lótus tem um aspecto substancial, que marca uma mudança no mestre e no ensino: o foco muda do verdadeiro efeito para a verdadeira causa.
A declaração: "Se esse bodhisattva apareceu ou não, Nitiren já deu início à propagação deste ensino" (END, v. 3, p. 179.), indica que Daishonin é o mestre da verdadeira causa, o realizador dessa grande transição no budismo.
Ao longo de toda a vida, Nitiren Daishonin não se esqueceu um único instante do juramento de possibilitar aos seres humanos atingir a iluminação e edificar uma sociedade em que todos possam viver em paz e felicidade. Esse juramento nada mais é do que a grande aspiração do Sutra de Lótus. Ele infundiu a fé no Sutra de Lótus no Daimoku de Nam-myoho-rengue-kyo, que recitou e ensinou a outros sem poupar a voz. Também foi perseguido pelos sacerdotes corruptos e pelas autoridades seculares, incapazes de compreender o verdadeiro significado do Sutra de Lótus. No entanto, mesmo enfrentando adversidades monumentais como as descritas pelo Sutra, perseverou intrepidamente nessa luta sem poupar a vida e triunfou sobre todas as circunstâncias.
Por meio dessas batalhas como um ser humano que vive no mundo saha, ele estabeleceu firmemente na vida o mérito da prática e do benefício do estado de Buda, e pôde manifestar a condição do Buda da perfeita iluminação, que incorpora a Lei Mística da simultaneidade de causa e efeito. Refiro-me, claro, aos acontecimentos da Perseguição de Tatsunokuti (1271), que lhe possibilitaram abandonar a indentidade provisória e assumir a verdadeira: a do Buda dos Últimos Dias da Lei.5
Em "Aspiração à terra do Buda", que Nitiren Daishonin escreveu na Ilha de Sado pouco tempo depois, consta: "A Lei secreta, que é a razão fundamental para os budas terem feito seu advento, será propagada, pela primeira vez, nesta nação. Como não seria Nitiren a exata pessoa a conduzir essa tarefa?" (END, v. 3, p. 166.) Ele também declara: "A Lei já surgiu" (END, v. 3, p. 167.) e cita o presságio do Sutra referente ao surgimento do Bodhisattva Práticas Superiores.
Daishonin inscreveu o Gohonzon, o objeto de devoção, incorporando na forma de mandala a verdadeira causa e o verdadeiro efeito que ele manifestou na própria vida. Estabeleceu também o Nam-myoho-rengue-kyo dos três grandes ensinos fundamentais6 como o meio prático para que todas as pessoas pudessem atingir uma felicidade genuína e duradoura, propósito fundamental do Sutra de Lótus.
A profunda convicção de Daishonin com relação à sua identidade como Bodhisattva Práticas Superiores é evidente a partir de várias declarações que encontramos em seus escritos. Por exemplo, em "Ensino, prática e prova" consta: "De todos os nossos contemporâneos e de todas as escolas budistas, quem está realmente propagando o objeto de devoção e o santuário do ensino essencial? Ninguém mais realizou essa tarefa durante os dois mil e duzentos anos ou mais depois da morte do Buda... Práticas Superiores, o líder dos Bodhisattvas da Terra, já fez seu advento neste mundo. Dessa forma, a grande Lei — a essência do Sutra de Lótus —, a ele confiada, se propagará sem falta". (WND, v. 1, p. 482.)
Esta passagem transmite perfeitamente o estado de vida monumental de Nitiren Daishonin. É como se ele nos dissesse: "Eu sozinho ergui o estandarte da Lei Mística e revivi o espírito do Sutra de Lótus. Ninguém pode refutar esse fato, sem precedentes em toda a história do budismo".
Em "A herança da suprema Lei da vida", as palavras de Daishonin também difundem a consciência de ser o mestre dos Últimos Dias da Lei, o herdeiro inquestionável da Lei transmitida por Sakyamuni e Muitos Tesouros, e de estar abrindo o caminho para a ampla propagação universal na época repleta de maldades após a morte do Buda. Ele também solicita a seus discípulos que compartilhem esse mesmo espírito e avancem por esse mesmo caminho aberto por ele. Isto porque somente praticando os ensinos de Daishonin e ajudando outros a serem felizes é que podemos tornar realidade o grande caminho da iluminação universal, a meta do Budismo de Nitiren Daishonin.
Nitiren Daishonin é o Buda dos Últimos Dias da Lei; ele estabeleceu o budismo do povo: um ensino aberto a todos. Demonstrou o poder da Lei budista por meio da própria vida de dedicação incansável como um bodhisattva-Buda, sempre como um mortal comum.
Em particular, antes de seu exílio na Ilha de Sado, enquanto enfrentava grandes perseguições como devoto do Sutra de Lótus, ele revelou uma vida triunfante: enquanto combatia os três poderosos inimigos e os três obstáculos e as quatro maldades; mostrou com o próprio exemplo como uma pessoa comum pode enfrentar e vencer resolutamente a maldade da morte e o ataque do Demônio do Sexto Céu [ou seja, a quase execução e a perseguição extrema dos governantes].7 Foi isso o que ele fez em Tatsunokuti, quando abandonou a identidade provisória e revelou a verdadeira.
Quando Daishonin afirma: "Sobrevivi até mesmo à Perseguição de Tatsunokuti e saí a salvo de outras grandes investidas. Agora, o Rei Demônio do Sexto Céu deve estar totalmente desencorajado",8 está declarando a heróica e sublime vitória espiritual de uma pessoa sobre todo tipo de funções maléficas.
O Budismo de Nitiren Daishonin baseia-se na relação de mestre e discípulo; ensina aos discípulos a perseverar na vida com a mesma firmeza e coragem que o mestre. Daishonin nos deixou esse exemplo para que todas as pessoas possam viver com o mesmo espírito que ele e conduzir uma existência vitoriosa.
Em certo sentido, os seres humanos são fracos e vulneráveis. É extremamente difícil atravessarem a densa escuridão da ignorância inata. Porém, eles também possuem o potencial de infinita nobreza, que se abre quando acreditam no poder que abrigam na própria vida e na de seus semelhantes. Quando as pessoas entram em contato com a vida vitoriosa de um grande campeão como Daishonin, podem descobrir o incrível e ilimitado potencial que possuem.
A vitória pode adotar muitas formas. Mas, certamente, não há nenhuma mais poderosa do que vencer a escuridão ou a ignorância inata, fazer surgir o estado de Buda e criar uma corrente inesgotável de sucessores capazes de prosseguir com a nobre causa do Kossen-rufu. Se observarmos desse ângulo a magnitude da vitória atingida, Nitiren Daishonin é o mestre dos Últimos Dias da Lei. E mais, como ele abriu o caminho para todas as pessoas revelarem seu estado de Buda inerente, recitando o Nam-myoho-rengue-kyo, e estabeleceu uma filosofia religiosa de verdadeiro humanismo, podemos considerá-lo mestre da humanidade.
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