21 de setembro de 2010

PEÇA TEATRAL - SANTO EXPEDITO

Santo Expedito
 
NARRADOR – Quantas vezes deixamos as coisas para amanhã, não é mesmo? Deixamos uma tarefa pra amanhã, uma decisão pra amanhã; deixamos uma palavra amiga a quem precisa pra amanhã; deixamos pra demonstrar que gostamos de alguém amanhã.

Muitas vezes deixamos pra falar de Deus amanhã; deixamos nosso arrependimento e conversão pra amanhã. E às vezes, pra tudo isso, amanhã pode ser tarde demais.

Hoje nós vamos conhecer melhor a história de Santo Expedito, conhecido como o santo das causas urgentes.

Santo Expedito era comandante-chefe da XII legião romana, conhecida como Fulminante, devido a seus feitos em campos de batalha.

Expedito levava uma vida devassa, pois não conhecia o amor de Deus.



(Entra Expedito bebendo direto numa garrafa, cantarolando uma música impossível de ser identificada. O amigo o acompanha, mas não está bebendo).
 
EXPEDITO – Eu te digo: aquela mulher vai ser minha custe o que custar.

AMIGO – Expedito: você precisa mudar de vida. Só pensa em bebida, mulheres, vive se metendo em brigas. Isso não vai acabar bem.

EXPEDITO – (sem ouvir) E se eu fizesse um sacrifício aos deuses? Você acha que resolveria?

AMIGO – Meu amigo: só existe um Deus verdadeiro, que é paz, amor e perdão. No dia em que você conhecer o verdadeiro Deus sua vida vai mudar pra sempre.
 
EXPEDITO – Lá vem vocês cristãos falando de seu Deus de novo. Vai, pode ir, que eu quero ficar aqui sozinho.

AMIGO – Tem certeza?
 
EXPEDITO – Tenho, pode ir.
 
(O amigo sai. Expedito senta-se num canto, e acaba cochilando).
 
NARRADOR – O amor de Deus é infinito. E nesse dia acabou atingindo Expedito.

(Luz em Expedito. É um momento muito especial da peça = o momento da conversão de Expedito. Música: acorde de órgão ou sintetizador, como uma música angelical. Expedito desperta).
 
EXPEDITO – O que? O que é isso?
 
(Música para a conversão de Expedito – a escolher. Ouvem-se algumas estrofes. Expedito vai se enchendo do Espírito Santo. Ele se levanta maravilhado).

NARRADOR – Naquele instante o Espírito Santo tocou o coração de Expedito. Finalmente ele vira a luz, sentira o verdadeiro Deus de amor de que todos falavam. O coração bateu mais forte e ele decidiu:

EXPEDITO – Meu amigo tem razão. Minha vida tem sido vazia. Busco e não consigo encontrar, porque nunca busquei a Deus. Quero já me converter e viver no amor de Deus, Pai, criador do céu e da terra.

NARRADOR – Mas bem na hora em que ele ia se converter o espírito do mal, disfarçado em corvo, apareceu gritando:

(O corvo entra atrás de um biombo ou outro objeto)

CORVO – Cras! Cras!

NARRADOR – Em latim “cras” significa amanhã. O que o inimigo dizia para Expedito era:

CORVO – Amanhã. Amanhã.

NARRADOR – O Mal tentava Expedito para que ele adiasse a sua conversão. E Expedito respondeu:

EXPEDITO – Amanhã não! Tem que ser agora.

NARRADOR – Mas o corvo não se deu por vencido. E insistiu:

CORVO – Amanhã. Pra que se converter hoje? Deixe pra se converter amanhã.

NARRADOR – Expedito estava tão confiante, tão desejoso de sua conversão, que pisoteou o mal e disse:

EXPEDITO – Amanhã não! Hoje!

(Santo Expedito sai de cena, decido a se converter).

NARRADOR – Expedito se converteu. E depois disso foi enviado junto com sua Legião para combater na Germânia em pleno verão. A água estava acabando e os soldados não tinham força para combater. Expedito sabia que seus homens iam morrer. Só um milagre poderia salva-los.

(Entra Expedito à frente de alguns homens, sedentos e cansados. Do outro lado entram alguns homens do exército inimigo e ficam parados observando o cansaço da legião de Expedito).

AMIGO – Expedito: não podemos mais continuar. Os homens estão morrendo de sede.

EXPEDITO – Então só nos resta orar a Deus.

NARRADOR – Muitos soldados da Legião eram cristãos. Eles se ajoelharam em oração ao verdadeiro Deus.

(Os soldados de Santo Expedito de ajoelham para rezar. Música.)

NARRADOR – Milhares de homens com os braços abertos rezaram pediram a proteção de Deus. Nesse momento uma chuva abundante caiu sobre o exército. Os homens estenderam seus capacetes para recolher a água e assim mataram sua sede.

(Sonoplastia: som de chuva. Os soldados de Santo Expedito estendem seus capacetes e recolhem a água imaginária, bebendo sofregamente e saciando sua sede).

NARRADOR – Depois disso caíram raios e granizos sobre os bárbaros e eles recuaram apavorados.

(Som de raios, trovões e granizo caindo. O exército inimigo foge apavorado).

NARRADOR – O exército de Santo Expedito agradeceu a Deus pela graça alcançada e voltou para casa.

(Santo Expedito e seu exército saem por onde entraram).

NARRADOR – O exército de Expedito voltou para Roma. O imperador estava muito feliz com a vitória da legião de Expedito contra os bárbaros. Por isso mandou chamá-lo:

(Entra o Imperador e mais 2 guardas. Logo depois entra Expedito que saúda o Imperador como era costume na época).

IMPERADOR – Honraste a mim e a Roma com esta vitória, Expedito. Foi mesmo espetacular. Os deuses nos favoreceram em batalha. E agora quero que a sua Legião oferte sacrifícios aos deuses para agradecer a vitória.

EXPEDITO – Ó meu Imperador: o que me pedes é impossível.

IMPERADOR – Recusas uma ordem de seu Imperador? Por que?

EXPEDITO – Porque no campo de batalha nós oramos ao verdadeiro Deus, que nos protegeu e afastou o inimigo de nós.

IMPERADOR – Deixe de tolices, Expedito. Você é um bom oficial e não quero perde-lo. Dou-lhe mais uma chance: renegue esse Deus dos cristãos e adore os nossos deuses.

NARRADOR – Mas Santo Expedito respondeu:

EXPEDITO – Ó grande imperador: seu poder é muito grande. Porém maior é o poder do meu Deus, que me abriu os olhos e o coração para a Verdade. Eu hoje creio no Deus único, Deus de todos nós cristãos.

NARRADOR – O imperador não acreditava em Deus e odiava os cristãos. Por isso se exaltou:

IMPERADOR – Cristão! Traidor! Levem esse homem daqui!

(Os guardas prendem Expedito e o arrastam para fora. Expedito ainda grita:).

EXPEDITO – Só existe um único e verdadeiro Deus criador de todas as coisas!

(O Imperador tapa os ouvidos para não ouvir. Depois diz:)

IMPERADOR – Flagelem esse homem até que ele sangre! E depois decapitem-no!! (vai saindo) Decapitem-no!

NARRADOR – Assim Santo Expedito foi flagelado como Jesus. Preferiu morrer a renunciar a sua fé. Foi flagelado e teve sua cabeça decepada no dia 19 de abril do ano 303.

Desde então se tornou o patrono das causas urgentes.

(Entra a imagem de Santo Expedito)

NARRADOR – Em sua imagem um pé está em cima do corvo que atrasa a conversão. E na mão ele traz a cruz dizendo “Hoje”. Na outra mão Santo Expedito carrega uma palma, que é o símbolo do martírio sofrido em nome da fé.

Vamos todos orar a Santo Expedito:

Meu Santo Expedito das causas justas e urgentes,

Interceda por mim junto ao Nosso Senhor Jesus Cristo.

Meu Santo Expedito Vós que sois um Santo guerreiro,

Vós que sois o Santo dos aflitos,

Vós que sois o Santo dos desesperados,

Vós que sois o Santo das causas urgentes,

Socorra-me nesta hora de aflição e desespero!

Ajuda-me,

Dai-me força, coragem e serenidade.

Atenda meu pedido...

(....Fazer o pedido profissional, financeiro ou de saúde).

Meu Santo Expedito!

Ajuda-me a superar estas horas difíceis,

Proteja-me de todos os que possam me prejudicar,

Atenda ao meu pedido com urgência.

Devolva-me a paz e a tranqüilidade.

Meu Santo Expedito!

Serei grato pelo resto de minha vida

E levarei seu nome a todos que têm fé!

Muito obrigado.

 
Santo Expedito Exército inimigo
 

Atores
- Narrador
- Santo Expedito
- Amigo
- Homens da Legião de Santo Expedito (mínimo = 3)
- Homens do exército bárbaro (mínimo = 3)
- Imperador
- 2 guardas do Imperador

0 comentários:

Postar um comentário

 
MEU EMAIL | by TNB ©2010