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Do Buda do verdadeiro efeito ao Buda da verdadeira causa

 

Examinemos resumidamente o significado da verdadeira causa e do verdadeiro efeito. No 16º capítulo do Sutra de Lótus, "Revelação da Vida Eterna do Buda", Sakyamuni declara que, na realidade, ele havia atingido a iluminação no remoto passado. A verdadeira causa se refere à prática que ele empreendeu naquele momento para concretizar o objetivo, enquanto o verdadeiro efeito é a condição iluminada de Buda que ele atingiu como resultado. Este seria o significado literal desses conceitos.

Porém, o capítulo "Revelação da Vida Eterna do Buda" ainda esclarece que o Buda que atingiu a iluminação no remoto passado é, na realidade, a verdadeira identidade de todos os budas e que este Buda surge constantemente neste mundo saha e em muitas outras terras, na forma de um bodhisattva ou Buda, para ensinar os seres vivos. Com base nessa explanação, a verdadeira causa e o verdadeiro efeito se referem à causalidade essencial para a iluminação por parte de todos os budas.

Nesse sentido, o termo "verdadeiro efeito" refere-se ao Buda e aos ensinamentos que estabelecem o efeito supremo de atingir o estado de Buda. Todas as doutrinas atribuídas a Sakyamuni caem na categoria de "Budismo do verdadeiro efeito", que revela o supremo e verdadeiro efeito de ter atingido a iluminação no remoto passado.

O Buda e os ensinos do verdadeiro efeito expõem o estado insuperável de Buda que, em certo sentido, transcende os limites da existência humana. Por estarem além da capacidade de compreensão comum, o Buda e os ensinos do verdadeiro efeito são freqüentemente vistos pelas pessoas apenas como metáforas.

Sobre a essência do Buda e os ensinos do verdadeiro efeito, Daishonin declara em "O presente de arroz" que eles pregam que a mente clara do Buda é como a Lua, e a mente pura do Buda é como uma flor (cf. The Writings of Nichiren Daishonin [WND], v. 1, p. 1.126).3 Com esta simples ilustração, ele expõe que são meramente figurativos.

Em contrapartida, o termo "verdadeira causa" refere-se ao Buda e aos ensinos que revelam a causa suprema para atingir o estado de Buda. Como a causa reside nos praticantes, os ensinos da verdadeira causa são os que expõem a causalidade última para atingir o estado de Buda de uma maneira que tenha incidência direta na vida das pessoas comuns.

O Bodhisattva Práticas Superiores, que recebeu de Sakyamuni e de Muitos Tesouros a herança da Lei, é um bodhisattva que aparece neste mundo saha com a identidade de um ser humano comum. Para tornar realidade o ideal da iluminação universal exposto no Sutra de Lótus, necessita não só praticar a Lei suprema de causa e efeito para atingir o estado de Buda mas também incorporá-la na própria vida, ensiná-la e transmiti-la aos outros nos Últimos Dias.

O Budismo da verdadeira causa destina-se às pessoas comuns, que incorporam na própria vida a lei de causa e efeito para atingir o estado de Buda, tal como são. Isso significa que a causa e o efeito residem dentro de nós. "Lei Mística da simultaneidade de causa e efeito" é o nome dado pelo Budismo da verdadeira causa a esse fenômeno.

Daishonin declara: "O Buda Sakyamuni, que atingiu a iluminação perfeita,4 é nosso próprio corpo e sangue. Suas práticas e conseqüentes virtudes são nossos ossos e nossa medula". (END, v. 5, p. 195.) Em outras palavras, quando estabelecemos firmemente na vida o mérito da prática e o benefício do estado de Buda, podemos manifestar, do interior, o estado de Buda da perfeita iluminação.

O Budismo da verdadeira causa, por ter como base as pessoas comuns que incorporam a Lei Mística, explica o Buda e o ensino do ponto de vista da prática real das pessoas. Em "O presente de arroz", Daishonin diz sobre isso: "[O Sutra de Lótus] ensina que a Lua é a mente, e a flor também é". (WND, v. 1, p. 1.126.) Isso significa que fenômenos reais, como a Lua e as flores, incorporam em si o corpo a mente do Buda.

Conseqüentemente, pelo fato de o Bodhisattva Práticas Superiores incorporar a Lei Mística e propagar o Budismo da verdadeira causa no mundo saha, Sakyamuni e Muitos Tesouros representam budas do verdadeiro efeito, enquanto o Bodhisattva Práticas Superiores representa o Buda da verdadeira causa.

Para as pessoas comuns que buscam atingir o Caminho, o Budismo do verdadeiro efeito, simbolizado pelos budas Sakyamuni e Muitos Tesouros, é um ensino que inspira reverência com temor; a iluminação parece um objetivo inacessível. Ao contrário, o budismo da verdadeira causa é um ensino acessível a todos, que inspira as pessoas a propagar a Lei Mística da simultaneidade de causa e efeito, que o Bodhisattva Práticas Superiores, como líder dos demais, comprovou na própria vida.

Em outras palavras, no Budismo do verdadeiro efeito, é ensinado o "verdadeiro efeito" e a "verdadeira causa' como dois termos separados e distintos, enquanto no budismo da verdadeira causa, é ensinado que estão sempre presentes, simultaneamente, na Lei Mística. Por fim, embora ambos os ensinos utilizem os mesmos termos, são fundamentalmente diferentes.

A Lei Mística da simultaneidade de causa e efeito é a verdadeira semente do estado de Buda. Pode-se dizer que Sakyamuni tornou-se um buda porque despertou para a existência dessa semente e incorporou em sua vida a causa e o efeito para atingir o estado de Buda. Não obstante, muitos dos ensinos atribuídos a Sakyamuni não mencionam a semente do estado de Buda; permanecem confinados ao plano do budismo do verdadeiro efeito.

O ponto central do Sutra de Lótus está na explicação da transferência ou transmissão da herança da Lei, efetuada pelos budas Sakyamuni e Muitos Tesouros ao Bodhisattva Práticas Superiores. O fato de o Sutra de Lótus descrever essa transferência já indica que, para realizar o ideal do Sutra de Lótus e o juramento do Buda referente à iluminação universal, no futuro, será indispensável uma mudança na ênfase do ensino do verdadeiro efeito para o ensino da verdadeira causa.

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