O significado da transmissão de Sakyamuni e Muitos Tesouros ao Bodhisattva Práticas Superiores
Em "A herança da suprema Lei da vida", Nitiren Daishonin esclarece a prática para herdarmos a Lei suprema da vida e da morte dizendo: "O ponto fundamental é realizar a prática com a convicção de que somente o Nam-myoho-rengue-kyo é a herança transmitida por Sakyamuni e Muitos Tesouros para o Bodhisattva Práticas Superiores". (END, v. 3, p. 178.) Em termos da cerimônia de transferência ou de transmissão,2 que ocorre durante a Cerimônia no Ar do Sutra de Lótus, essa frase pode ser interpretada como uma exortação a praticar com a firme convicção de que o Nam-myoho-rengue-kyo é a grande Lei transmitida por Sakyamuni e Muitos Tesouros a Práticas Superiores.
De acordo com essa visão, na parte 10 da série, foquei a importância de praticar os ensinos do Buda tal como o Bodhisattva Práticas Superiores nos ensina e de manter o compromisso de mestre e discípulo, tendo o Bodhisattva Práticas Superiores como mestre.
Em "A herança da suprema Lei da vida", Daishonin declara: "O Sutra de Lótus afirma que o Bodhisattva Práticas Superiores aparecerá nesta época, nos Últimos Dias da Lei, para propagar este ensino. Mas isso já aconteceu? Se esse bodhisattva apareceu ou não, Nitiren já deu início à propagação deste ensino". (END, v. 3, p. 179.)
Nitiren Daishonin afirma efetivamente nesse trecho que ele é o Bodhisattva Práticas Superiores, que jurou aparecer nos Últimos Dias da Lei. Portanto, a herança da suprema Lei da vida e da morte flui na vida dos que praticam, conforme Daishonin ensina e com o mesmo comprometimento dele.
Dessa forma, Daishonin conclui nesse escrito que deveríamos recitar o Nam-myoho-rengue-kyo como a Lei confiada a Práticas Superiores por Sakyamuni e Muitos Tesouros. Mas, a tal interpretação, pode-se dar uma ênfase mais profunda: essa confiança significa importante transição do Buda do verdadeiro efeito para o Buda da verdadeira causa e, por extensão, do Budismo do verdadeiro efeito para o Budismo da verdadeira causa. Em síntese, não se trata simplesmente da transferência da Lei do Buda a um bodhisattva, mas da mudança radical na própria estrutura dos ensinamentos budistas e na pessoa que serve como mestre — ou, usando a terminologia budista, como "lorde dos ensinos". Quando consideramos desse ponto de vista, o profundo significado do Nam-myoho-rengue-kyo, como a Lei confiada a Práticas Superiores, torna-se claro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário